14 julho 2010

Bullying


Segundo a UNESCO 25 a 50 por cento de todos os estudantes está a ser vítima de bullying, sendo este definido como um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo, por um indivíduo ou um grupo, a um indivíduo (ou grupo de indivíduos) mais fraco.

Informação sobre Bullying, Ministério da Saúde

Stop Bullying - Campanha Nacional de Informação/Acção Ficheiro

Qualificações e prosseguimento de estudos

Como me foi solicitada informação sobre qualificações e prosseguimento de estudos seleccionei um conjunto de sites que poderão ser úteis:

Curriculum Vitae - Europass - Comunidade Europeia

Ponto Nacional de Referência para as Qualificações (PNRQ)

Ficheiro Novas Oportunidades – Guia do Acesso ao Secundário

Acesso ao Ensino Superior


Fundação da Juventude

05 julho 2010

Criação do curso profissional de técnico de apoio à infância

A Portaria n.º 1283/2006 de 21 de Novembro cria o curso profissional de técnico de apoio à infância, visando a saída profissional de técnico de apoio à infância.
Após um período de preparação de três anos, é um profissional qualificado apto a acompanhar e vigiar crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, de modo a garantir a sua segurança e bem estar, colaborando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.
A empregabilidade poderá ser feita por: Jardins-de-infância, IPSS(Instituições Privadas de Solidariedade Social), Escolas, Autarquias, Associações Culturais e Recreativas, ATLs, Museus e Bibliotecas.

Portaria n.º 1283/2006 de 21 de Novembro

02 julho 2010

Friedrich Froebel


O conceito de Jardim-de-infância (Kindergarten) foi criado pelo alemão Friedrich Froebel (1782-1852), na tentativa de criar um espaço de educação destinado a crianças.
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança. O objectivo das actividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas, estimulando a aprendizagem.

Friedrich Froebel

A Educação Pré-escolar em Portugal

A Educação Pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico. A publicação da Lei n.º 85/2009 de 27 de Agosto, torna Universal a educação pré-escolar das crianças a partir dos cinco anos de idade. O Estado fica obrigado a garantir uma rede de estabelecimentos que permita a inscrição de todas as crianças abrangidas pela Lei.

Lei n.º 85/2009 de 27 de Agosto