As actividades orientadas de Educação Física, devem ser planeadas e deverão visar o desenvolvimento das atividades naturais e da capacidade criadora, através de:
- preparação ou aquecimento - andar ou marchar, com movimentação e cadência diversas, obedecendo, ou não, a marcações rítmicas ou acompanhamentos musicais;
- jogos (1 activo e 1 moderado ou calmo) ou (2 moderados) ou (1 moderado e 1 ou 2 calmos);
- final ou relaxamento - (andar vagarosamente, cantando em andamento lento, é uma sugestão para finalizar uma sessão dirigida, ajudando as crianças a ficarem tranquilas).
Jogos Activos
O avião
Preparação - Crianças dispersas, à vontade; uma criança-destaque, o “avião”.
Desenvolvimento - Ao sinal, o “avião” sai em perseguição dos colegas, imitando um avião. Aquele que se vir em perigo de ser apanhado pára e procura equilibrar-se numa só perna com os braços lateralmente levantados, fazendo a figura de um avião. Enquanto se mantiver nessa posição, o “avião” não poderá apanhá-lo. A criança que for apanhada, irá substituir, o “avião”.
Começou a Chover
Preparação - Limitar uma área no exterior, o “abrigo”. As crianças andam à vontade.
Desenvolvimento - Enquanto as crianças passeiam, o animador aproxima-se, contando uma história; mas, sempre que ele disser “…e começou a chover”, todos devem correr para o “abrigo”, fugindo da chuva.
Corre Urso!
Preparação - A criança-destaque, o “urso”, fica a 10 ou 15 metros, de costas para o resto do grupo, que estará à vontade, protegida em “casa”. Desenvolvimento – Da sua casa, o grupo parte em silêncio e tenta chegar o mais perto possível do "urso". A criança que conseguir tocá-lo grita: “Corre Urso!”, e volta a correr, com o resto do grupo, para “a casa”. O “urso”, desafiado, volta-se e persegue o grupo. Bastará que uma criança seja tocada pelo “urso” para que se transforme em auxiliar do mesmo.
Corrida de Animais
Preparação - Crianças enfileiradas, atrás de uma linha, em posição que imite o animal escolhido pelo grupo: pato, girafa, sapo... Desenvolvimento - Ao sinal, todos partem o mais depressa possível até um local previamente combinado (mais ou menos a 10 metros), sem sair da posição assumida. Daí retornam a correr, para terminar dando um salto para o “lago”, onde deverão ba- nhar-se. O primeiro a chegar escolherá o próximo animal a ser imitado.
Jogos Moderados
Manduca Manda
Preparação - Crianças em semicírculo; criança-destaque, o “Manduca”, de frente para o grupo.Desenvolvimento - Ao sinal, “Manduca” dará ordens como “Abaixar”, “Bater palmas”, sempre precedidas de “Manduca manda” ...e todos deverão obedecer incondicionalmente. Quando o destaque não disser a expressão “Manduca manda”, o grupo não se movimentará.
Material: Uma bola
Preparação: As crianças formam uma coluna com exceção de duas que a uma certa altura da coluna formam a cesta (dão as mãos mantendo os braços bem alto). A primeira da coluna recebe a bola.
Desenvolvimento: A criança tenta atirar a bola no “cesto”. Acertando, vai colocar-se no fim da fila. Se errar, troca de lugar com um dos companheiros que formam o cesto. Depois de todas as crianças terem uma oportunidade, o animador pode afastar o cesto pouco mais distante do grupo.
Montanha-Russa
Material - uma bola.
Preparação - Crianças dispostas em coluna simples, com as pernas ligeiramente afastadas. A criança, da frente fica com a bola.
Desenvolvimento - Ao sinal, a bola é entregue, por entre as pernas, ao companheiro seguinte. Este deve passá-la ao vizinho da mesma maneira, e assim o jogo continua até o professor dizer: “O carrinho subiu!” Então a bola deverá ser passada por cima da cabeça, até que o animador avise: “O carrinho desceu”, quando a bola voltará a ser passada por entre as pernas. Quando receber a bola, a última criança deverá correr para a frente da fila, prosseguindo com o jogo. Toda a criança que cometer falta, passará para o fim da fila.
Observação - Antes da competição, deve permitir-se às crianças a familiarização com os movimentos do jogo.
Evitar a bola
Material - uma bola.
Preparação - Crianças em círculo, sentadas no chão. Ao centro, a criança-destaque.
Desenvolvimento - As crianças farão rolar a bola de um companheiro a outro, procurando fazer que ela toque no colega que está ao centro. Este terá de evitar a bola, não se deixando atingir. Quem conseguir “apanhar” o destaque troca de lugar com ele.
Bola no cesto
Material: Uma bola
Preparação: As crianças formam uma coluna com exceção de duas que a uma certa altura da coluna formam a cesta (dão as mãos mantendo os braços bem alto). A primeira da coluna recebe a bola.
Desenvolvimento: A criança tenta atirar a bola no “cesto”. Acertando, vai colocar-se no fim da fila. Se errar, troca de lugar com um dos companheiros que formam o cesto. Depois de todas as crianças terem uma oportunidade, o animador pode afastar o cesto pouco mais distante do grupo.
Jogos Calmos
Boné do João
Preparação - Crianças sentadas em roda; ao centro, a criança-destaque.
Desenvolvimento - O destaque diz: “O João perdeu o boné; ele disse-me que alguém o encontrou e escondeu-o. O João não sabe quem foi. mas eu acho que foi...” e aponta para um colega. A criança apontada negará, mas não poderá falar, rir ou sorrir. Apenas abanará a cabeça e apontará outra das crianças da roda. Nenhuma criança apontada poderá rir, falar ou sorrir; também não poderá demorar a responder. Quem errar pagará uma prenda e irá substituir o destaque.
Corridas de Barquinhos
Material - Seis barquinhos feitos de papel em cores diferentes. Preparação - Marca-se no chão a linha de partida e, mais ou menos a 3 metros, a de chegada.
Atrás de cada barquinho, na linha de partida, fica uma criança. As demais esperam pela sua vez, assistindo à corrida.
Desenvolvimento - Ao sinal, cada criança põe-se a soprar o barquinho que está à sua frente, procurando levá-lo à chegada. Quando todos tiverem chegado, cada criança escolherá o seu substituto e a brincadeira prosseguirá.
Coitadinho do Gatinho
Preparação - Crianças em roda e uma no centro, “gatinho”.
Desenvolvimento - O “gatinho” começa o jogo indo até à frente de uma das crianças da roda, pondo-se a miar e a fazer caretas. A criança assim provocada deve dizer, sem rir e pousando a mão na cabeça do “gatinho”: “Coitadinho do gatinho”. Se em três tentativas o “gatinho” consegue fazer o colega rir, troca de lugar com ele e a brincadeira recomeça.
O cão e o osso
Material - venda de pano, lenços de papel e um “osso”.
Preparação - Crianças sentadas em círculo e, no centro, a criança-destaque, o "cão"; que estará com os olhos vendados, a tomar conta do "osso".
Desenvolvimento - Ao sinal do animador, uma criança levanta-se silenciosamente e tenta apanhar o “osso”. O “cão”, ao pressentir o colega, começará a latir, apontando na direcção de onde vem o ruído. Se acertar, a criança da roda volta a sentar-se e outra criança é apontada para nova tentativa. Se o “cão” não acertar com a direção, a criança vai prosseguindo até apanhar o “osso”, voltar com ele e escondê-lo, colocando as mãos para trás, no que é imitada por todos da roda. O animador retira a venda do “cão”, que' irá adivinhar com quem está o “osso”. Se acertar continuará a ser o “cão”; se errar, irá ser substituído pelo colega que conseguiu apanhar o “osso”.