22 outubro 2010

Estrutura de um Projecto Curricular de Turma/Sala

São várias as estruturas que poderão ser adoptadas para responder quer à legislação em vigor (Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007)quer aos aspectos pedagógicos a contemplar.
Como me tem sido pedido aqui vai uma proposta de estrutura de um PCT:

1. Contextualização do Projecto
1.1 Caracterização da comunidade
1.2. Caracterização do Jardim de Infância
1.3. Caracterização do grupo de crianças
2. Organização do ambiente educativo
2.1. do grupo
2.2. do espaço
2.3. do tempo
2.4. da equipa
3. Levantamento dos recursos
4. Diagnóstico e formulação dos problemas
5. Importância e pertinência do projecto
6. Temática e objectivos gerais
7. Objectivos específicos
8. Intervenientes e funções
9. Estratégias Pedagógicas
10. Plano de Actividades
11. Formas de Avaliação Previstas
12. Avaliação Geral
13. Divulgação

Para efeitos de comparação segue a estrutura do Projecto Curricular de Turma de acordo com Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007:
- Diagnóstico
* caracterização do grupo
* identificação de interesses e necessidades
* levantamento de recursos
- Fundamentação das opções educativas (tendo em conta o diagnóstico efectuado e as grandes opções educativas definidas no projecto curricular do
estabelecimento/escola)
- Metodologia
- Organização do ambiente educativo
* do grupo
* do espaço
* do tempo
* da equipa
* do estabelecimento educativo
- Intenções de trabalho para o ano lectivo
* opções e prioridades curriculares
* objectivos/efeitos esperados
* estratégias pedagógicas e organizativas previstas das componentes educativa e de apoio à família
* previsão dos intervenientes e definição de papéis
- Previsão de procedimentos de avaliação
* dos processos e dos efeitos
* com as crianças
* com a equipa
* com a família
* com a comunidade educativa
- Relação com a família e outros parceiros educativos
- Comunicação dos resultados e divulgação da informação produzida
- Planificação das actividades

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